
Campos do Jordão tem grande importância para o Vale do Paraíba, além de ser uma das cidades mais charmosas do Brasil, é conhecida pelo seu festival de inverno, que atrai muitos turistas nesta época em todos os anos. Distante 30 quilômetros do NR, esta é a melhor oportunidade de aliar a tradição em atendimento a grupos e prestação de serviços na área de educação, recreação e lazer, com uma visita a esta belíssima e importante cidade, através do programa NR em Campos do Jordão.
As possibilidades são as mais variadas, com passeios e estudo do meio, contando com a colaboração dos monitores especializados do parque estadual, capacitados a passar todas as informações sobre as características e peculiaridades da cidade.
Através da visita à cidade, saindo de ônibus do NR, o acampante pode perceber e estudar todos os aspectos dessa pitoresca cidade no alto da Serra da Mantiqueira, com seu clima de montanha, único no Brasil, e vegetação típica.
Na cidade, é possível visitar o Horto Florestal com suas trilhas monitoradas e cheias de aventura, o Palácio do Governo, Morro do Elefante e os demais pontos turísticos, além de passear pelo centro da cidade, com suas lojas de artigos de lã e chocolates, abertas o ano todo.
No programa NR em Campos do Jordão, com duração de um dia, os acampantes ainda contam com o almoço em um gostoso restaurante no tradicional bairro de Capivari.
- Programação de lazer em uma das unidades do NR, com visita de um dia a Campos do Jordão, podendo-se optar por um dos roteiros na cidade, com as opções: turístico, estudo ou aventura.
- Programação de lazer do NR Clássico, com atividades de integração e trabalho de equipe, visando passar valores de vida em comunidade, respeito ao meio ambiente, espírito de cooperação e independência aos acampantes.
- Saída do acampamento em ônibus para visita a Campos do Jordão,
- Chegada a Campos do Jordão e início das atividades, com as opções:
Turístico: Passeio pelo centro de Campos do Jordão, visitando as diversas lojas de malhas e chocolates;
Estudos: Visita ao Horto Florestal, Palácio do Governo ou Morro do Elefante, acompanhada pelos monitores do parque estadual e pela equipe do NR, recebendo informações sobre fauna e flora da região.
Aventura: Arvorismo e tirolesa com a equipe Altus no Bosque do Silêncio em Campos do Jordão.
Visita a Campos do Jordão:
Geografia: Ocupação do Vale do Paraíba, uso da Serra da Mantiqueira como fonte de recursos, relevo, peculiaridades de clima e vegetação.
Biologia e Ecologia: Mudança na vegetação de acordo com o aumento da altitude, importância da preservação do meio ambiente, espécies típicas da região.
Ética e Cidadania: Atividade na cidade em temporada e fora de temporada, atividades e ocupação da população nos dois casos.
5º ao 8º ano do ensino fundamental.
![]() |
![]() |