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O primeiro encontro com o teatro

Uma reflexão da importância do fazer teatral na infância

Daniela Stirbulov

A primeira vez que fui ao teatro foi na escola. Tive a sorte de estudar numa escola que prezava pela arte. Foi ali que subi num palco pela primeira vez. Era mágico como podia brincar de ser outras pessoas e entrar num jogo de criar e escutar a intuição. Opinar. Criticar. Sugerir. Falar e aprender a escutar. No jogo teatral ia descobrindo diversos mundos, brincando com o tempo, espaço e ritmo. Eu e meus colegas de classe, sem perceber, num processo natural e orgânico, íamos nos aproximando como seres humanos e descobrindo a sensibilidade das relações. Ao final de cada encontro era como se a nossa amizade tivesse crescido em exponencial.

Aos 17 anos de idade decidi que ia estudar e me aprofundar nas artes cênicas e a teria como profissão (e ganha pão). Hoje, após uma graduação, pós-graduação e mestrado em teatro, volto meu pensamento aonde tudo começou e qual foi a importância de eu ter encontrado o teatro na minha infância.

Teatro é encontro. Olho no olho. Propõe que cada ser desenvolva sua maneira de pensar e respeitar o pensar do outro, além de desenvolver aspectos de conhecimento literário, vocabulário e memorização. Penso no teatro como um jogo (em diversas línguas atuar é “jogar” como por exemplo to play em inglês e joue em francês) em que os jogadores estão em determinada situação e jogam com certas regras acordadas. Dentro desse jogo as descobertas são feitas. O “músculo” da criatividade é exercitado. As opiniões são permitidas e respeitadas. Relacionar-se é o desafio. Escutar a si mesmo e ao outro é o objetivo, sem nunca ter um ponto final.

Dentro desse universo teatro são infinitas as possibilidades de experiência artística: artes plásticas na criação de um cenário ou figurino; música nas trilhas e canções; improviso no processo criativo de cenas; literatura no contato com textos dramáticos; conhecimentos gerais e/ou específicos na escolha de um tema a ser dramatizado; expressão corporal na vivência de um personagem.

Quando dou aula de teatro para crianças elas sempre pedem mais. As desafio perguntando: por quê? As respostas são surpreendentes. Depois de responderem que amam o teatro (seres sábios de 6 anos, que já dizem que não viveriam sem ele) vêm as reflexões que perpassam exatamente o que afirmamos como importante na formação educacional infantil. Eles mesmos sabem o porquê estão ali e como se desenvolvem a cada encontro.

Chego ao fim dessa sucinta reflexão, mostrando por experiência própria como aluna, professora e diretora, que o teatro ensina sempre algo novo. Na infância, tudo é absorvido como gotas de água numa esponja. Se proporcionarmos qualidade e outros modos de absorção para as crianças, elas poderão construir um presente e por consequência um futuro mais justo para convivência em sociedade.

Concluo que, ter contato com o teatro na primeira ou segunda infância é proporcionar transformação e desenvolvimento às crianças. Já ouvi pais e mães dizerem que não queriam colocar seus filhos ou filhas no teatro, com medo deles quererem ser atores ou atrizes no futuro. Pode parecer absurdo, mas muitas pessoas, mais do que imaginamos, pensam assim.

Primeiramente, insisto que acreditem nos pontos levantados e na sua importância. Se o receio existe, é porque se sabe quão sincero, real e humano o espaço teatral é. Isso amedronta e nos impõe barreiras ancestrais (que não existem mais). O teatro educa o pensar, o sentir e o agir através da seriedade das brincadeiras. O teatro quando experienciado, seja na plateia, no palco ou na sala de aula, revigora o aprendizado e organiza os pensamentos. O teatro é transformador.

Daniela Stirbulov, professora do Circuito Broadway Camp, diretora e atriz graduada pela ECA-USP e Mestre pela East 15 Acting School (University of Essex-Londres).


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