Meu filho está pronto para fazer intercâmbio? Nossa que pergunta difícil de responder mas vamos tentar te questionar em alguns pontos para que possa avaliar melhor em que estágio o seu filho se encontra.
Também é preciso questionar se os pais estão prontos para enviar o filho para fazer o intercâmbio e como podemos nos preparar para isso.
Intercâmbio é algo que deveria fazer parte da educação na família, deveríamos conversar sobre isso desde cedo e fazer do intercâmbio algo a ser desejado. Do mesmo jeito que incentivamos um esporte ou tocar um instrumento.
Isso se torna mais fácil quando um dos pais é ex-intercambista. Falar sobre a experiência vivida, contar histórias que aconteceram durante o período e demonstrar quanto isso foi bom para o crescimento pessoal são formas de trazer o intercâmbio para dentro de casa.
Meu filho está pronto para fazer intercâmbio?
Sentir se o filho está pronto para fazer intercâmbio é algo que não acontece do dia pra noite.
Acho que temos que nos fazer algumas perguntas e traçar etapas para nos preparar ao máximo para essa experiência.
Seu filho estava pronto para ir para a escola no primeiro dia de aula? Você certamente foi conversando com ele ao longo do tempo. Mas certamente você o levou para conhecer a escola antes, foi mostrando as outras crianças que iam para a escola, etc.
No intercâmbio não é diferente, temos que falar sobre o assunto e tentar preparar o filho para estar longe da gente.
Falar como é a experiência (própria ou não), mostrar vídeos (no Youtube tem muito conteúdo), ler sobre o assunto (aqui no blog tem vários textos que você pode ler junto com seu filho) e se tiver a oportunidade conversar com outros ex-intercambistas para que vários pontos de vista sejam mostrados.
É preciso preparar o filho para fazer intercâmbio
Mas o que se pode fazer para preparar para a vivência longe de casa? O intercâmbio não é muito diferente de uma ida a um acampamento/colônia de férias por exemplo, então esse talvez seja um primeiro passo preparatório.
Vamos contar que seu filho já está na escola faz um tempo e muito provavelmente já dormiu na casa de um amigo (casa de vó não vale muito), então um próximo passo legal seria ficar alguns dias longe de casa, com supervisão claro, mas num ambiente menos familiar.
O seu filho é independente dentro do esperado para a faixa etária dele? Essa pergunta tem que ser sim, pois no intercâmbio ele terá que se mostrar independente para alguns aspectos como cuidar de si, cuidar dos seus pertences e principalmente saber quando precisa de ajuda.
O intercâmbio ajudará nesse desenvolvimento da independência, mas o básico ele precisa ter. Ele tem que ir atrás do que ele precisa para resolver um problema, por exemplo. Mesmo com toda a assistência que os programas dão se eles não forem informados não tem como saber do problema.
Prepare-se para o intercâmbio do seu filho
A vontade de fazer intercâmbio muitas vezes ajuda a experiência de sucesso, pois nunca estamos 100% preparados para nada na vida, mas querer ser intercambista já é uma grande vantagem. É tanto que dizemos que se o estudante não quer ir, a gente recomenda que pense melhor nessa decisão.
E você pai/mãe está preparado para seu filho fazer um intercâmbio?
Os pais também precisam se preparar! Não é fácil ficar longe dos filhos. Mas para eles terem autonomia e independência e criar autoconfiança essas experiências são fantásticas!
Conversem com outros pais, enumerem situações difíceis ou desafiadoras para o seu filho que podem acontecer e analisem e combinem como agir em conjunto caso aconteça. Acreditem na criação que vocês deram, passem segurança, digam e repitam que ele pode e conseguirá ter uma experiência maravilhosa.
Ser pai/mãe não é fácil e às vezes deixar crescer também é doloroso. Mas estamos criando os filhos para o mundo, ainda mais essa geração que está cheia de vontade de explorar!
Segurança na hora de escolher o intercâmbio
Tanto os pais quanto os filhos devem estar seguros de que estão escolhendo o intercâmbio apropriado para a faixa etária e para o nível de independência do seu filho.
E viajando bem assessorados, quanto mais seguros os dois lados estiverem mais tranquila será a experiência de ficar sozinho e longe. Os filhos sentem quando os pais estão inseguros e isso influencia muito no decorrer da viagem.
Uma dica boa é procurar uma agência de confiança! E mesmo que a tenham te recomendado, pesquise a reputação deles também. Prefira as que não tenham ou tenham poucas reclamações.
Leia aqui no blog outras dicas para que o seu intercâmbio seja um sucesso.
Uma excelente opção para todos de um primeiro intercâmbio é uma viagem acompanhada por monitoria. Nesse intercâmbio os monitores viajam desde o aeroporto no Brasil até o retorno e estão sempre à disposição dos intercambistas para auxiliá-los. Com toda a assistência os pais também ficam mais tranquilos em ter os filhos longe.
O intercâmbio é realmente uma experiência fantástica, muito mais que apenas aprender um idioma, uma oportunidade de desenvolver habilidades fundamentais no processo de crescimento e desenvolvimento profissional e humano.