Sabemos como preparar as crianças e os jovens para o futuro?
Danielle Alcântara
Certamente, você já se deparou com uma série de e-books, livros e artigos que explicam conceitos e teorias da Educação. Os conceitos modernos, como STEAM (“Science, Technology, Engineering, Art and Math”) e 21st Century Skills são temas amplamente discutidos por organizações mundiais de educação e grandes empresas globais responsáveis por promover e divulgar novas práticas ao redor do mundo. São diversos pensadores, pesquisadores, filósofos, sociólogos, professores e mestres que dedicam suas vidas na aplicação de métodos próprios para assegurar a formação e o desenvolvimento físico, intelectual e moral de um ser humano.
Há 10 anos, profissões como youtubers, motoristas de Uber, desenvolvedores de aplicativos e jogadores de League of Legends nem sequer existiam. Hoje em dia, estima-se que 65% dos alunos do 3º ano do ensino médio irão trabalhar em profissões que ainda não existem.
Mas como preparar as crianças e os jovens para o futuro? Quais desses conceitos desenvolvem o ser humano em sua plenitude? Como escolher entre diversas vertentes o que é melhor para os nossos filhos?
Para todas essas perguntas, sigo em busca das respostas, mas me aventuro colocar em prática explicações que conduzam a esse caminho.
Acredita-se que, no futuro, habilidades comportamentais serão mais importantes que as habilidades técnicas. Escolas como Minerva School, no Vale do Silício, focam seus esforços para preparar crianças e jovens nessa era de incerteza global, desenvolvem seus intelectos e contribuem para a construção do caráter ao aprender capacidades práticas.
Partindo desse contexto e aproximando a exemplos brasileiros, essa mesma metodologia, considerada visionária, é aplicada desde a fundação do NR.
Em 1953, o casal Safo e Tia Jacy, entusiasmados com a oportunidade de criar um acampamento educativo, foram em busca de literatura que pudesse agregar conhecimentos e encontraram o livro “Liberdade Sem Medo” de A.S. Neill. O livro descreve práticas de um colégio chamado Summerhill, onde as crianças desenvolvem habilidades através da vivência, levando ao diálogo embasado nas experiências, comportamentos, sentimentos e aprendizados que a atividade proporcionou.
O NR atualizou suas práticas e aprimorou suas competências seguindo os ensinamentos de seus fundadores e do livro que os inspiraram. Se perguntar à Tia Jacy, o que é preciso para educar as crianças e garantir o seu futuro, ela certamente responderá: “As crianças precisam ser felizes!”
A partir disso, entendemos que aprender matemática com boliche e desenvolver o léxico com caça palavras faz com que sejamos tão versáteis quanto o mundo é.
DDanielle Alcântara, Coordenadora de Conteúdos Educacionais do Instituto NR
Utilize os filtros acima para encontrar o que precisa :)
NR © 2023 todos os direitos reservados - CNPJ: 62.438.841/0001-32