O que não pode levar na mala de mão? Você sabe o que é proibido levar no avião? E o que você não deve esquecer de levar em uma viagem?
Veja aqui itens que não se pode levar e itens fundamentais para que sua viagem seja um sucesso desde o início.
Na mala de mão você deve levar itens essenciais, porém algumas coisas são proibidas por motivo de segurança no voo.
Segundo a ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, o passageiro tem direito a uma bagagem de mão de no máximo 10Kg sem nenhum custo extra.
Itens que não pode levar na mala de mão:
Lista de itens que não pode levar na mala de mão:
- Armas
- Objetos pontiagudos ou cortantes
- Ferramentas de trabalho
- Substâncias explosivas, incendiárias ou inflamáveis
- Substâncias químicas, tóxicas e outros itens perigosos.
- Nos voos internacionais, frascos de líquidos com capacidade superior a 100 ml também não são admitidos.
Dúvidas? Posso ou não levar na mala de mão?
Itens que causam dúvidas e que podem estar na mala de mão, segundo a ANAC:
- Aparelho de barbear em cartucho
- Objetos com lâminas inferiores a 6 cm (inclusive canivetes, cortadores de unha, tesourinhas sem ponta e pinças),
- Aerossóis de uso médico ou de higiene pessoal (até quatro frascos de no máximo 300 ml ou 300 g por passageiro),
- Termômetros de medição térmica,
- Relógio de pulso com alarme,
- Eletrônicos permitidos a bordo (consulte antecipadamente a companhia aérea)
O que você realmente não pode esquecer de levar numa viagem?
Antes de viajar para qualquer lugar é sempre bom fazer um checklist dos itens que não podemos nunca esquecer de levar. Listamos 10 itens que consideramos essenciais:
- Documentos de viagem: Passaporte ou RG(se for para alguns países da América do Sul) e autorização de viagem de menor desacompanhado (em caso de menor de idade brasileiro saindo do Brasil desacompanhado de um ou ambos os pais).
- Documentos exigidos para a entrada no país: Visto, carteira de vacinação internacional, passagem de ida e volta, comprovante do seguro saúde/viagem e endereço completo de onde vai ficar.
- Se a viagem for de intercâmbio: carta de matrícula da escola, ou documento específico como I-20, carta da confirmação da família ou da acomodação, confirmação do transporte contratado para te levar na acomodação ou informação de como chegar na acomodação e telefone de emergência da escola e da acomodação.
Isso é essencial:
- Cartão de crédito internacional (não esqueça de liberar o uso no exterior) e/ou cartão de viagem pré carregado com moeda local de preferência. Caso leve dinheiro em espécie não esqueça de olhar o limite máximo permitido.
- Leve na mala de mão, no mínimo, uma troca completa de roupa, assim caso algum problema aconteça durante a viagem ou caso a mala não chegue junto com você, uma troca de roupa completa te garante uma roupa limpa depois de um bom banho.
- Fones de ouvido anti-ruído e um travesseiro de viagem são essenciais para te proporcionar mais conforto em voos longos. Não deixe de levar um casaco confortável para o voo, caso seja sensível ao frio.
- Celular com chip habilitado para uso no país de destino e bateria extra (powerbank). Hoje em dia o celular é um item essencial e não esqueça de levar ele com você na mala de mão.
e não esqueça:
- Kit de medicamentos que se está acostumado a tomar ou que toma regularmente devem ser levados inclusive na mala de mão para não correr risco de extraviar. Lembre-se de levar receita médica no idioma do país de destino.
- Para aqueles que precisam de óculos, nunca leve um só. Sempre leve pelo menos dois óculos ou lentes de contato suficientes para o período.
- Ter uma lista de locais que você não pode deixar de conhecer e reservas de ingressos para shows, eventos esportivos, baladas, locais turísticos muito disputados para que você garanta seu ingresso e não fique sem ir a um lugar que gostaria muito de visitar ou um evento que deseja participar.
Agora que você está se sentindo mais preparado para arrumar a sua mala e já sabe o que deve ou não deve levar na mala de mão, vamos pensar no intercâmbio e no destino para onde você vai!
Planeje e realize o seu intercâmbio! Veja nesse outro texto dicas de como escolher o destino certo pro seu intercâmbio.