O que não fazer no seu intercambio.
Quando vamos fazer um intercâmbio, muitas vezes é a primeira viagem longa, para muitos a primeira vez viajando sem os pais, para alguns a primeira vez viajando sozinho.
E por isso fazer um intercâmbio pode ser um grande desafio, e enfrentar isso é uma grande vitória pessoal. Com essas dicas você ficará um pouco mais preparado e atento ao que não fazer.
O que não fazer no intercâmbio
- Não fique apenas com brasileiros ou latinos, faça com que seu grupo seja diversificado para que o idioma falado seja aquele que todos em comum querem aprender. Por mais que seja difícil se force a fazer isso. Muitos brasileiros aprendem muito menos do que poderiam porque não conseguem deixar de falar o português.
- Nunca chegue dando beijinhos e abraços ou tocando nas pessoas. Os costumes brasileiros são mais calorosos, mas podemos ser facilmente mal interpretados. Normalmente existe uma distância “saudável” que deve ser compreendida e respeitada.
- Nunca critique a cultura do país, sempre se coloque no lugar do outro. Como você se sentiria se um gringo chegasse e falasse que o Carnaval é uma festa ridícula?
- De cara não julgue. Avalie, algo que pode ser diferente da nossa cultura e num primeiro momento ser estranho, mas pode te surpreender.
e lembre-se:
- Não fale mal da história do país. Por mais terrível que possa ter sido alguns fatos históricos, as pessoas hoje, em sua maioria, não participaram e muitos não concordam com fatos que aconteceram no passado, seja o Apartheid na África ou o nazismo na Alemanha. A história faz parte do passado da nação.
- Não troque de escola ou de curso apenas porque tem um outro mais barato. Muitas vezes o barato sai caro e você perde muita qualidade de ensino.
- Não troque de acomodação por motivos banais, principalmente se for ficar em casa de família, às vezes trocar de família é uma dor de cabeça e não vai resolver seus problemas, pois não existe família perfeita nem família sem problemas. Avalie sempre os prós e contras antes de tomar essa decisão.
não desperdice a oportunidade
- Não mate aula. Seu objetivo principal do intercâmbio é estudar, não desperdice seu tempo e seu dinheiro não aproveitando o que você pode aprender em sala de aula.
- As maiores gafes são normalmente por diferenças culturais. Muitas vezes é necessário estudar um pouco os costumes de onde está indo para não se meter em encrencas maiores.
- Não desperdice a oportunidade de curtir o seu intercâmbio por inteiro e correr o risco de ser expulso do programa ou da escola por cometer erros fatais como consumir bebidas alcoólicas (caso seja menor de idade), consumir drogas ilícitas ou dirigir sem carta de motorista.
Mais dicas do que não fazer numa viagem de uma maneira geral:
- Nunca chegue num país sem ao menos saber como se diz obrigado e por favor no idioma local. É muito deselegante não se falar pelo menos essas duas palavras, mesmo que o você consiga se comunicar num outro idioma comum como o inglês ou espanhol.
- Saiba sempre em que direção andam os carros e se acostume sempre a olhar pros dois lados ao atravessar a rua. Saber a direção da mão da rua é muito útil também para saber em qual calçada vai esperar o ônibus ou o táxi/uber.
- Não vacile com sua carteira e passaporte (principalmente). Por mais seguro que seja o país, os oportunistas e batedores de carteira sempre existem em lugares muito turísticos. Fique atento a golpes simples, em NY por exemplo, é comum tentarem te vender cd’s ou tirar fotos com personagens na rua. Tudo isso é cobrado e se você não pagar você vai ter problemas.
Fique sempre atento
- Nunca troque dinheiro sem antes verificar o câmbio médio praticado, e sem antes se informar se o lugar é seguro, pois é comum em locais muito turísticos que existam casas de câmbio falsas ou que cobrem taxas abusivas.
- Jamais aceite bebidas de estranhos e em festas e baladas fique sempre ligado com o seu copo. São muitas as histórias de turistas que acordam no dia seguinte sem saber onde estão por causa de um “boa noite cinderela”. Isso vale aqui pro Brasil também, mas lá fora você está um pouco mais vulnerável pois normalmente é fácil identificar estrangeiros.
- Não perca sua mala ou mochila de vista num aeroporto ou estação de trem, nem nunca aceite nenhuma encomenda para levar para alguém. O que estiver na sua mala, ou em sua posse é de sua responsabilidade e é difícil explicar que um pacote de drogas não é seu para qualquer polícia de qualquer país.
- Nem pense em ser o engraçadinho e brincar com palavras que remetem ao terrorismo como bomba, arma, bazuca, perigo, fogo, etc. Também nunca acione alarmes de incêndio ou grite socorro por brincadeira, isso pode lhe custar muito dinheiro, além de uma ida a delegacia.
Leve sempre um documento com você
- Nunca ande sozinho tarde da noite, mesmo num país com um nível de segurança maior que o do Brasil, sempre fique ligado.
- Sempre tenha com você uma identificação, na maioria dos países pode ser uma cópia simples do passaporte, ou a carteirinha da escola, ou a carteira de motorista(caso tenha).
- Não viaje sem levar pelo menos alguns remédios básicos que você está acostumado a tomar, de preferência em embalagens fechadas e, caso necessite, com receita médica.
Essas foram dicas valiosas, não achou? Saber o que não se deve fazer num intercâmbio é importante! Compartilhe com quem você conhece e que está planejando fazer um intercâmbio ou alguém que sonha com uma viagem dessas!
Essas e muitas outras dicas estão no nosso material de pré embarque para todos os intercambistas que viajam para um intercâmbio.
Veja aqui também a lista de consulados brasileiros no exterior para você sempre ter esses números facilmente na mão.