Antes de fazer uma escolha de onde estudar é bom conhecer sobre o sistema educacional de cada país para ter mais elementos nessa decisão tão importante.
Saber isso é quase tão importante quanto saber onde você vai morar ou em qual escola você vai estudar.
Sistema educacional nos EUA
Nos EUA o sistema educacional começa no Kindergarden (com 6 anos) e vai até o ano 12. Por isso muitas escolas particulares falam que são de K to 12, isso quer dizer que tem todos os anos obrigatórios do ensino da escola primária e secundária. As escolas públicas normalmente adotam uma divisão (inclusive física), onde os estudantes são separados por blocos de anos.
Após um ano de Kindergarden, os estudantes iniciam no Elementary School (1º- 4º ano), depois vem o Middle school ou Junior high do 5º-8º anos.
O High School nos EUA
O High School inicia no 9º ano e vai até o 12º. Ao terminar o High School, o aluno recebe um diploma ou certificado e poderá ir para uma instituição de ensino superior.
Na maioria das escolas do High School o sistema é misto, sendo algumas matérias cursadas em um único semestre e outras que têm duração do ano letivo e os estudantes têm a possibilidade de eleger algumas matérias, além do currículo básico e obrigatório.
O sistema é baseado em créditos, onde os estudantes precisam atingir uma quantidade mínima para ter o diploma do High School. O início do ano letivo é em Agosto, com férias no final do ano de 2 semanas, uma semana de férias em Março/abril – o famoso spring break – e férias mais longas em junho e julho.
Sistema educacional na Inglaterra
Na Inglaterra a educação é obrigatória dos cinco aos 16 anos e os anos educacionais são contados de forma contínua, mas dividida em 5 estágios.
A escola primária começa aos 5 anos e vai até o 6º ano escolar. As escolas secundárias vão do 7º ano ao 11º.
Aos 16 anos o estudante decide se quer continuar a estudar e fazer o ano 12 e 13, pois são dois anos decisivos para quem quer entrar numa universidade. É comum que a gente compare o período entre a 10ª e a 13ª série ao High School dos Estados Unidos.
A Levels - os anos pré Universidade
Nesses dois anos de pré-universidade, os alunos ingleses escolhem entre 6 e 8 disciplinas, sendo 3 obrigatórias: inglês, ciências e matemática.
As outras 3 ou 5 matérias podem ser uma dentre opções como: biologia, música, negócios, teatro, geografia, contabilidade, história, química, literatura inglesa, direito, estatística, economia, física, teologia, computação, etc.
Na Inglaterra o ano letivo é dividido em 3 termos, iniciando em setembro e tendo férias de duas semanas entre os termos e terminando no início de julho.
Sistema Educacional no Canadá
No Canadá, o Ensino Fundamental é cursado por alunos de 6 a 14 anos e o Ensino Médio por alunos entre 14 e 18 anos. O ano letivo canadense começa em setembro e vai até junho, pois as férias de verão são nos meses de julho e agosto.
Há também o recesso de inverno ou de Natal, de duas ou três semanas em dezembro. E também o recesso de primavera, que é uma semana de paralisação em março.
Sistema de créditos
Assim como nos EUA, o sistema é baseado em créditos, e as notas são graduadas por letras (A – B – C – D – F). O Canadá tem distritos escolares que gerenciam as escolas da região e normalmente se frequenta a escola que fica mais próxima a sua residência.
Não podemos esquecer que o Canadá é um país bilíngue, algumas províncias tem o Francês como primeiro idioma falado, mas em sua maioria o inglês é o idioma predominante.
5 fatos em comum entre os sistemas educacionais:
Veja aqui o que os sistemas educacionais tem em comun:
– As escolas públicas americanas, inglesas e canadenses são de excelente qualidade.
– Antes de chegar à educação superior, os estudantes americanos, canadenses e brasileiros cursam a escola primária e secundária, totalizando 12 anos de estudos.
– As escolas funcionam em período integral das 8 às 15hrs (em média) e os estudantes têm oportunidade de praticar esportes, de acordo com a temporada, após as aulas, ou também participar de clubes ou aulas extras em assuntos que gostam.
– Nos EUA e no Canadá, escolas públicas em geral são administradas por distritos escolares, administradas por conselhos escolares. Padrões educacionais são responsabilidade dos departamentos de moda de cada Estado.
– As escolas particulares normalmente têm um cunho religioso ou acadêmico e preparatório para universidade.
7 diferenças no sistema educacional dos países:
– Na Inglaterra são 13 anos de estudo obrigatório para quem quer cursar uma universidade.
– Não existe ranking entre escolas públicas canadenses.
– O Canadá gasta mais com a educação (per capita) do que qualquer outro país do G8.
– Mais de 95% das crianças canadenses estudam em escolas públicas
– No Canadá o sistema educacional é provincial, ou seja cada província tem certa autonomia, dando por exemplo a Quebec a autonomia de ter um sistema diferente do resto do país.
– De acordo com a avaliação do PISA 2018 o Canadá é o mais bem colocado desses países em 8º lugar. Reino Unido está em 13º e os Estados Unidos está em 25º. O Brasil infelizmente está em 66º.
– Na Inglaterra existe uma cultura forte de Boarding Schools (escolas onde o estudante mora na residência dentro da escola)