Traduzindo o termo Gap Year para o português, estamos falando do famoso ano sabático, a pausa nos estudos ou no trabalho que muitos optam por fazer, antes ou depois do ensino superior ou já inseridos no mercado de trabalho.
Em sentido literal, “sabático” é um período em que algo ou alguém não cumpre suas atividades laborais corriqueiras e descansa para recuperar energias. É um tempo dedicado para cuidar de si mesmo, para dedicar-se a um projeto de crescimento pessoal.
Para continuar o desenvolvimento pessoal, geralmente no tempo antes dedicado ao estudo, são feitas atividades extracurriculares, como intercâmbios, voluntariados, cursos, esportes, entre outras atividades.
O bom aproveitamento do Gap Year (ano sabático) está diretamente ligado ao comprometimento em administrar uma rotina que o faça crescer em outras áreas da vida e se dedicar a um melhor planejamento acadêmico e de carreira, tendo tempo para revisar sua lista de faculdades, currículo, curso de interesse e carreira.
Gap Year (ano sabático) para Jovens
Em tempos onde a pressa e pressão para a escolha perfeita da profissão e da instituição de ensino são despejadas desde o final do ensino fundamental nos jovens, a oportunidade de se ter um ano, para um melhor entendimento das ambições e sonhos que ele(a) venha a ter, é algo que pode favorecer a vida dele(a) a longo prazo.
Um excelente meio de agregar conhecimento ao seu Gap Year, como muitas pessoas já fazem, é viajando. Ao aprender um novo idioma nós exercitamos diversas regiões do cérebro, nos fazendo desenvolver ferramentas, que nos ajudam em várias situações da vida. Essa experiência no geral traz um senso de responsabilidade, adaptação e melhora no raciocínio.
Além da parte linguística é importante ressaltar como uma viagem pode mudar nossa vida, ampliando nossos horizontes e nos ajudando a entender qual papel empenhamos no nosso dia a dia e qual papel realmente queremos viver, alcançando nosso máximo potencial.
Um intercâmbio é um tipo de investimento que realmente não tem preço, pois sua riqueza cultural e impacto na vida da pessoa, pode perdurar para sempre, principalmente em uma fase tão crítica e cheia de decisões como a saída do ensino médio.
Três exemplos de programas para o Gap Year (ano sabático)
Nesse mundo das viagens temos várias opções que mesclam o lado educacional com o desenvolvimento pessoal. Três exemplos legais de programas para o Gap Year (ano sabático), que a NR Intercâmbio indica são:
– Voluntariado, pois seu impacto social é enorme, trazendo um senso de cidadania para o jovem,
– Intercâmbio tradicional, pois o aprendizado da nova língua mais a experiência de morar fora influencia positivamente no desenvolvimento pessoal
– cursos preparatórios para as universidades, que ensinam a base para a entrada nessas instituições e ainda dão um gostinho do dia a dia universitário, ajudando o jovem a perceber se essa rotina faz sentido para ele(a), antes dele(a) passar os próximos 4 anos vivendo essa experiência.
– curso profissionalizante para atualização ou aprendizado de uma nova habilidade para aplicar na vida pessoal ou profissional
O Gap Year está sendo cada vez mais feito ao redor do mundo, entrando nos planos dos brasileiros nos últimos anos. A importância dessa pausa pode ser um divisor de águas na hora da escolha do futuro!
Nós da NR Intercâmbio temos vários programas incríveis para o seu Gap Year! Venha conhecer e descobrir qual experiência mais se encaixa com seu perfil 😉
Mais textos para você
Textos sobre Voluntariado:
O que você precisa para ser um voluntário?
Intercâmbio de Voluntariado: faça a diferença
E se já estiver pronto para arrumar a mala veja o que não se pode levar na mala de mão! E boa viagem.