Porque os estudantes devem fazer o seu programa de High School na Holanda?
Quando se pensa em High School nos vem na cabeça os programas tradicionais nos EUA. Entretanto outros países se tornaram destinos populares para estudantes do ensino médio como Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Inglaterra. Mas os programas em outros países da Europa sempre existiram e eram destinos com alta qualidade, porém com pouca popularidade entre os estudantes brasileiros.
Um exemplo é o programa de High School na Holanda. Existem muitas vantagens de se estudar na Holanda, como não ter muitos brasileiros, ser muito seguro e estar no coração da Europa. Portanto atrai muitos estudantes do mundo todo. A Holanda é um país cheio de cultura, conhecida por seus museus e por seus artistas mundialmente famosos.
Bilíngue não oficialmente: Holandês e Inglês
Embora o idioma oficial seja o Holandês, desde muito cedo todos na Holanda aprendem inglês, portanto o país acaba sendo não oficialmente bilíngue. Sendo assim é fácil se virar na Holanda falando inglês. Alguns High Schools na Holanda tem o ensino bilíngue, o que dá a possibilidade de escolher se quer estudar em holandês ou nos dois idiomas (Inglês e Holandês).
É aconselhável que os estudantes façam um curso de Holandês antes da viagem para ter pelo menos a noção básica e não dependam do inglês para se comunicar. Isso mesmo para quem quer fazer o programa em escola bilíngue, pois o programa é 50% em Holandês e 50% em inglês no 1º ano e 25% de inglês e 75% de Holandês nos 2 últimos anos de High School.
O sistema educacional holandês – High School na Holanda
A Holanda tem um nível educacional muito alto. Estudantes de intercâmbio são geralmente colocados em uma classe que corresponde ao equivalente ao 1º ou 2º ano do ensino médio. Você pode escolher seu próprio perfil específico: Ciência e Tecnologia, Ciência e Saúde, Economia e Sociedade, ou Cultura e sociedade. E assim fazer matérias que mais te interessam.
Acomodação durante o intercâmbio
A experiência da imersão na cultura se completa quando o estudante é recebido de braços abertos por uma família holandesa. O estudante fará parte dessa família pelo período escolhido do intercâmbio, fazendo as refeições com a família e passeios que eventualmente eles façam. É comum que existam outros filhos na casa, que o estudante participe das atividades da família, por exemplo indo ao jogo de futebol do “irmão” mais novo, ou participando das atividades da cultura holandesa como a festa do Dia do Rei, Festa da Flores e o SinterKlaas (o papai noel da Holanda que chega em meados de novembro trazendo doces para as crianças).
Bicicleta – o meio de transporte mais usado na Holanda.
Qualquer lugar na Holanda pode ser alcançado de trem em 3,5 horas. Então mesmo que você não fique em uma cidade grande como Amsterdã ou Roterdã. O transporte público é muito abrangente, rápido e seguro: uma ótima maneira de se locomover na Holanda!
Outro meio de transporte muito difundido para curtas distâncias é a bicicleta. Na Holanda, uma bicicleta significa independência; você pode pedalar para amigos, para a academia e basicamente ir a qualquer lugar! Com seus infinitos quilômetros de ciclovias e terreno plano, o ciclismo é agradável, relaxante e, muitas vezes, um meio de transporte eficiente.
E por último, mas não menos importante, a Holanda é um país lindo! Isto é, conhecido por suas tulipas, tamancos e moinhos de vento, bem como por sua cultura.
Outros programas de High School na Europa:
- Alemanha
- Irlanda
- Dinamarca
- França
- Espanha
- Inglaterra
- Malta
E caso tenha uma dúvida específica nos envie um e-mail ou WhatsApp que faremos um texto especial para te esclarecer, assim você estará ajudando outros também que podem ter a mesma dúvida!
Leia também no nosso blog os textos sobre Qual a idade certa pra se fazer Intercâmbio e Quando devo começar a me preparar para fazer um Intercambio.