Como é o High School na Nova Zelândia? Quais as vantagens de estudar lá? Quando devo me inscrever? Para onde é melhor ir? E os valores?
Essas perguntas serão respondidas nesse texto.
A Nova Zelândia é um excelente destino para estudantes do ensino médio.
Um destino do outro lado do mundo, com um povo incrivelmente acolhedor, e diversas opções de cidades e escolas para escolher.
High School na Nova Zelândia
Na Nova Zelândia, a maioria das escolas são públicas e independentes, sendo assim pode-se escolher exatamente onde se quer estudar, desde que haja vaga.
O Ano escolar parece com o nosso pois estamos no mesmo hemisfério e o ano escolar começa em janeiro. O high school na Nova Zelândia é de 5 anos, existe um ano a mais o 13º para quem quer fazer universidade.
O ano escolar está dividido em 4 termos durante o ano, com férias de 2 a 6 semanas entre os termos. O Ano escolar começa em Janeiro e termina no inicio de dezembro, muito parecido com o nosso no Brasil. Pode-se iniciar o programa em Janeiro ou em Julho.
Nova Zelândia alto padrão em educação
A Nova Zelândia é considerada o país que melhor prepara os estudantes para o futuro.
Você pode ter certeza de que a Nova Zelândia atenderá aos mais altos padrões de educação:
- Os últimos resultados do PISA mostram que 8% dos estudantes da Nova Zelândia eram os melhores estudantes universitários, o dobro da média da OCDE.
- As pontuações dos alunos da Nova Zelândia no PISA para alfabetização, matemática e ciências estão entre as mais altas do mundo.
- Todas as escolas aderem aos padrões estabelecidos e rigorosamente monitorados pelo governo da Nova Zelândia.
- O primeiro país a introduzir um Código de Prática para proteger estudantes internacionais
Quais as vantagens de fazer o High School na Nova Zelândia:
- Poder fazer mais de 1 ano escolar e se formar obtendo um diploma.
- O ano escolar é simultaneo ao do Brasil, começando em Janeiro e terminando em Dezembro.
- Escolher exatamente qual escola (desde que tenha vaga) deseja ir.
- Viver num dos países mais seguros do mundo.
- A Nova Zelândia é classificada como o segundo país mais pacífico pelo Índice de Paz Global (Global Peace Index)
- Estudar no país que foi o primeiro a criar um código de boas práticas que protege os estudantes estrangeiros.
- O estudo envolve um equilíbrio de aprendizagem prática e teórica e os alunos são incentivados a pensar de forma criativa, independente e analítica.
- De acordo com a avaliação do PISA 2018 a Nova Zelândia está no 12º lugar.
O programa de high school
Na Nova Zelândia, o programa de High School pode ser de 1 semestre ou 1 ano escolar, mas também pode-se fazer mais de 1 ano e completar o ensino médio com um diploma Neozelandês. Normalmente para ter direito ao diploma as escolas canadenses exigem que se curse no mínimo 2 anos de programa. Sendo assim é possível obter a quantidade mínima de créditos exigida pelo governo para que o aluno se forme.
Para brasileiros é necessário obter o visto de estudante para quem quer fazer o High School, seja de 1 semestre ou de mais tempo. Esse é um visto renovável, pode-se pedir extensão caso você decida ficar mais tempo, sem precisar sair da Nova Zelândia.
Tipos de programas de High School na Nova Zelândia
Escola pública:
Para esse programa o estudante pode escolher a escola que quer estudar e se matricular (caso tenha vaga).
Diferente do programa dos EUA em escola pública e subsidiado pelo governo, na Nova Zelândia as escolas cobram do aluno estrangeiro.
E nesse caso os estudantes ficam alojados em casas de família. As famílias recebem uma ajuda de custo do programa para que cubra a maior parte dos gastos do estudante dentro da casa. Gosto de enfatizar que as famílias se candidatam a alojar um estudante e nenhuma família faz apenas pelo dinheiro, mas o dinheiro ajuda a família a não ter gastos com o estudante.
A maioria das escolas públicas na Nova Zelândia fazem uso de uniforme escolar.
Programa em escola particular
Aqui também é possível escolher exatamente onde o estudante irá estudar.
São poucas as escolas particulares e normalmente são religiosas, unissex ou internacionais e de alta performance acadêmica visando a preparação do estudante para o ingresso em uma universidade.
Para escolas particulares, a acomodação pode ser em casa de família ou em residência estudantil na própria escola, dependendo do que a escola oferece. As Boarding Schools, onde a acomodação é na residência da própria escola, oferecem as 3 refeições, assistência e supervisão 24hrs, atividades e passeios.
Algumas escolas particulares têm uma grande população internacional, caso seu sonho seja em conviver com gente do mundo todo é uma boa opção.
Onde tem High School na Nova Zelândia?
A Nova Zelândia tem duas ilhas principais:
A Ilha Norte, onde encontra-se a maior cidade do país – Auckland – e a capital Wellington.
A Ilha Sul tem dois destinos preferidos pelos brasileiros, Christchurch e Queenstown.
Mas tem escolas espalhadas por várias outras cidades como Tauranga, Rotorua e Hamilton. Isso é uma vantagem pois existem escolas em cidades de vários tamanhos e com várias propostas diferentes.
Sempre indico lugares menores onde você tem a chance de viver a vida tranquila de uma cidade menor, mas próximo a uma cidade maior com estrutura. Mas a escolha é muito pessoal.
Valores do intercâmbio na Nova Zelândia
Cada escola tem a liberdade de cobrar pelos serviços oferecidos, sendo assim não existe um valor único ou padrão. Claro que na mesma região os valores se assemelham e quanto mais cosmopolita for a região maior o custo de vida, e por tanto maior será o custo do intercâmbio de uma maneira geral.
O pacote para o High School na Nova Zelândia custa aproximadamente entre NZD$15.000 a 19.000 por semestre escolar.
Procure o intercâmbio que cabe no seu bolso mas também que seja um lugar que te agrade. Não adianta ir para um lugar mais remoto se você gostar demais da agitação da cidade.
Mas lembre-se que o intercâmbio também é para ter experiências novas e para se adaptar a situações que você nunca viveu.
Pré Requisitos e Planejamento
Pré-requisito:
- Ter entre 14 e 18 anos
- Nível de inglês intermediário, mas alguns não têm exigência de inglês porque oferecem ESL.
- Boas notas nos últimos 3 anos.
- Ter maturidade e flexibilidade
Planeje-se para o seu intercâmbio:
Normalmente os programas aconselham que o estudante se inscreva com 6 a 8 meses de antecedência, mas alguns aceitam até com 3 meses de antecedência se ainda tiverem vagas.
Lembrem-se que as vagas são limitadas e alguns são muito concorridos.
Gostou do nosso texto? Quer saber mais sobre os programas que oferecemos para crianças e adolescentes? Entre em contato em uma das nossas redes sociais e WhatsApp. Veja o nosso VLOG sobre a Nova Zelândia – nosso destino Campeão no TOP Destinos.