Como lidar com a saudade durante seu intercâmbio? Minha família sempre esteve comigo, como me despedir no dia do embarque? Como lidar com sentimentos e tirar o melhor proveito possível do meu intercâmbio?
Nesse texto iremos falar sobre a saudade, um sentimento muito presente na vida de um intercambista.
“Olha… até hoje eu lembro do momento em que minha mãe me abraçava em frente ao portão de embarque, quase não querendo me soltar, da mão do meu pai passando por minha cabeça, acariciando meus cabelos e me desejando toda a sorte desse mundo, do último beijo da minha namorada, falando que vai morrer de saudades, nossa não esqueço daquele frio na barriga!!! Uma parte de mim queria que minha mãe não me soltasse, mas a outra sempre grita mais alto e ela me soltou”
Essas foram as memórias que marcaram o início da minha jornada, e com certeza com você, caro viajante, não será diferente!
Saudade durante o intercâmbio
Fazer um intercâmbio é algo desafiador, pois lidamos com diversas situações e sentimentos, não sabemos o que está por vir e nem como iremos lidar com essa mudança tão radical em nossas vidas.
Precisamos aceitar as mudanças e aprender com elas, respire fundo, saiba que aquilo que está por vir será uma experiência muito enriquecedora para você e a saudade é algo inevitável durante toda nossa vida, então o quanto antes soubermos lidar com esse sentimento, mais rápido adquirimos inteligência emocional para enfrentar essas situações.
A hora da despedida em frente ao portão de embarque realmente é um momento muito marcante. Em nossas vidas fazemos diversas escolhas, e todas elas têm suas consequências. Nós sentimos saudades pois amamos e para aqueles que amamos dizemos apenas um: “Até logo”.
Não deixe a saudade atrapalhar!
Seu intercâmbio proporcionará um dos melhores momentos de sua vida, a essência dessa viagem é o desafio em enfrentar o diferente, o mundo está à sua frente, então não olhe para trás. Saiba que a saudade é inevitável, mais cedo ou mais tarde sentiremos saudades de nossa família, amigos até de nossa cama. Vamos nos ver em um lugar novo, com pessoas que nós não conhecemos e esse é um dos desafios.
Ligações por vídeo são um ótimo método de vermos o sorriso daqueles que estão longe. Durante as chamadas conte como foi seu dia para sua família, mostre o quanto está feliz. Pois é exatamente por isso que passamos por todo esse sentimento tão particular chamado saudade.
Então… aproveite! Desfrute de toda oportunidade, conheça tudo aquilo que é diferente e veja uma visão nova sobre o mundo, temos sempre muito o que aprender. Não deixe a saudade atrapalhar, logo você estará de volta. E quando voltar a saudade passará a ser aquilo que deixamos para trás.
Um pacto eterno com a saudade
Uma vez um ex-intercambista nosso definiu o intercâmbio como um pacto eterno com a saudade, pois durante o intercâmbio temos saudades de que deixamos no Brasil e depois temos saudades de quem deixamos e do que vivemos no intercâmbio.
Nós do NR Intercâmbio esperamos que vocês sintam saudade, pois sentimos saudades quando nos amamos, sintam saudades do Brasil, sintam saudades do seu futuro país destino. Termino esse texto sobre saudade com um conselho: ao chegar o grande dia de seu intercâmbio abrace sua família, amigos e na hora da volta agradeça por todos aqueles que estiverem com você, ame o máximo possível e é assim que aprendemos com a saudade.
Leia aqui no blog outras dicas para que o seu intercâmbio seja um sucesso.
Para ajudar a lidar com a saudade, uma excelente opção para todos de um primeiro intercâmbio é uma viagem acompanhada por monitoria. Nesse intercâmbio os monitores viajam desde o aeroporto no Brasil até o retorno e estão sempre à disposição dos intercambistas para auxiliá-los. Com toda a assistência os pais também ficam mais tranquilos em ter os filhos longe.