Um dos principais ganhos possíveis em um intercâmbio cultural é a possibilidade de convivência multicultural, estando em um ambiente diverso, com pessoas de países diferentes, com origens distintas e bagagem cultural variada.
A educação multicultural é uma ideia, um movimento de reforma educacional e um processo que está transformando o mundo. Mas ela não acontece apenas de maneira natural.
Educação Multicultural
Por conceito, a educação multicultural busca criar oportunidades educacionais iguais para todos os alunos, incluindo aqueles de diferentes grupos raciais, étnicos e classes sociais.
Contudo, para que um resultado efetivo seja alcançado é importante que a escola/empresa organizadora do programa leve em conta alguns aspectos fundamentais, são eles:
Integração de conteúdo: toda jornada educacional deve usar exemplos e conteúdo de uma variedade de culturas e grupos para ilustrar conceitos-chave, generalizações e questões dentro de áreas de conhecimento ou disciplinas.
Processo de construção do conhecimento: acontece com os professores ajudando os alunos a compreender, investigar e determinar referências e perspectivas. Os alunos também aprendem como construir o conhecimento por si próprios nesta dimensão.
Mais aspectos sobre a Educação Multicultural
Redução de preconceito: aulas e atividades são usadas por professores para ajudar os alunos a desenvolver atitudes positivas em relação a diferentes grupos raciais, étnicos e culturais. Uma pesquisa recente indicou que muitos jovens chegam para experiências internacionais com atitudes negativas e conceitos errôneos sobre diferentes grupos raciais e étnicos
Pedagogia da equidade: atividades onde alunos de diferentes origens são distribuídos em grupos mesclados, estimulados a cooperar e com igual poder de decisão e participação geram empatia e quebram barreiras. Com isso estimula-se a descoberta de valores individuais e potencializa-se o ponto forte de cada um.
Cultura educacional e estrutura social empoderadoras: uma congregação de todos os ítens acima citados, que permeia o ambiente educacional, vivencial e até a estrutura física. Tornando o ambiente acolhedor e sem viés ideológico, gerando acolhimento e sinergia.
Educação multicultural para a vida
Bom, como puderam ver, quando uma empresa se propõe a realizar um programa internacional multicultural, os desafios são muitos, porém as recompensas são as melhores. Atualmente vivemos em um mundo em constante mudança, onde aprender a lidar com diferenças e enxergar o todo através de outras lentes, nos torna mais empáticos e capazes de nos adaptarmos em diversas situações.
Proporcionar uma educação multicultural é provavelmente uma das melhores maneiras de preparar nossos filhos para o mundo que eles encontrarão.