Cada instituição que avalia universidades usa critérios específicos e diferentes entre si para elaboração e “pontuação” a ser considerada para o Ranking.
Entendendo os Rankings
A Forbes, por exemplo, na lista das 10 universidades que mais colocam alunos no mercado de trabalho, utiliza critérios como renda dos ex-alunos; conexões entre empregadores e estudantes; reputação entre os empregadores; taxa de emprego entre os graduados; e parcerias com empregadores. A partir disso, é compilada uma nota geral que posiciona as instituições no seu ranking.
A mais bem colocada universidade brasileira nesse ranking está listada entre as 300 – 500 melhores universidades.
Ranking da Times High Education
A Times Higher Education na elaboração do seu ranking das melhores universidades do mundo utiliza 13 critérios de indicadores de desempenho:
“Usamos 13 indicadores de desempenho cuidadosamente calibrados para fornecer as comparações mais abrangentes e equilibradas, com a confiança de estudantes, acadêmicos, líderes universitários, indústria e governos.”
Os indicadores de desempenho estão agrupados em cinco áreas: Ensino (ambiente de aprendizagem); Pesquisa (volume, receita e reputação); Citações (influência da pesquisa); Perspectiva internacional (funcionários, alunos e pesquisa); e Renda da indústria (transferência de conhecimento).
Por esse ranking a melhor universidade do mundo em 2021 foi a Universidade de Oxford (Inglaterra), seguida por Stanford, Harvard, CalTech, MIT e Cambridge. A USP, melhor avaliada entre as brasileiras, está entre as universidades de posição 201 a 250.
Outros Rankings
Já o QS World University Rankings, que utiliza outros critérios, tem o MIT como o número 1 há nove anos seguidos.
O Ranking da US News tem Harvard na primeira colocação, seguida por MIT e Stanford como as 3 melhores no ranking de 2021.
Além da universidade ser avaliada como um todo, muitos rankings analisam cada curso individualmente gerando inúmeros outros rankings específicos por área para serem analisados.
No curso de Matemática, por exemplo, nesse mesmo ranking da US News a universidade francesa de Sourbone desbanca Harvard, sendo a primeira colocada, seguida por MIT e Stanford.
Em engenharia elétrica temos 2 universidades chinesas nas primeiras posições e uma dinamarquesa na 3 colocação.
A melhor universidade para você
Bom, isso quer dizer que as vezes a melhor universidade do mundo não é exatamente a melhor universidade pro curso que você busca e entre as top 50 universidades do mundo na sua área de interesse, há inúmeras opções que você nunca imaginaria onde você terá um aprendizado excepcional, muitas vezes com qualidade extremamente semelhante às top 5 do ranking.
Todos sabemos que diversas universidades no Brasil são excelentes, formam profissionais excepcionais e possuem corpo acadêmico de qualidade inquestionável. O que talvez muita gente não saiba no Brasil é que a University of Pennsylvania está entre as 10 melhores do mundo na área de psicologia e a University of Chicago entre as 10 melhores do mundo nas áreas de economia e negócios, segundo o ranking da Times Higher Education. Ou que a University of Toronto está entre as 20 melhores do mundo, segundo o ranking da QS World Universities, nas áreas de engenharia e tecnologia.
Além disso, muitas dessas universidades possuem bolsas acadêmicas parciais, especiais para estudantes brasileiros. Por isso, ser bem assessorado pode fazer toda diferença na escolha de uma boa universidade, além de possibilidades de redução do custo com a educação no exterior.
Leia também o nosso post sobre quando começar a se preparar para um intercâmbio.