Nesse vídeo o Kito e o Cristofer conversam sobre os erros mais frequentes que os brasileiros cometem no intercâmbio.
Nesse bate papo, eles contam histórias pessoais sobre como essas experiências são marcantes.
Assista o vídeo completo ou leia um resumo logo abaixo com os pontos principais da nossa conversa.
Principais erros de Brasileiros no intercâmbio
Cometemos muitos erros no intercâmbio, principalmente pela primeira vez, e aqui estão os principais, dessa maneira você aprende com os erros dos outros.
Destino errado
O primeiro é ir para o destino errado, isso porque é algo muito pessoal e que vai influenciar muito como será a sua experiência no intercâmbio. Uma cidade que serve para uma pessoa às vezes não é a melhor opção para outra, ou porque é grande demais, ou pequena demais, ou faz muito frio, ou tem praia e calor, etc.
Viajar com o Visto errado
Tirar o visto errado achando que quando chegar no país trocar o tipo de visto é uma furada. O melhor é já sair do Brasil com o visto certinho.
Erros com dinheiro
Achar que trabalhar no exterior te dará muito dinheiro
Ir para o intercâmbio apenas com a intenção de trabalhar para juntar dinheiro ao invés de estudar e curtir o país é um erro básico.
Dinheiro
Saber como gastar o dinheiro que levou para o seu intercâmbio. Planeje seus gastos e veja o quanto você tem para compras e diversão, tenha cuidado para não gastar tudo de uma vez e se ficar em uma situação complicada.
Sair da escola ou matar aula e frequentar o mínimo.
Ir para um intercâmbio, pagar uma escola, um curso e não estudar e/ou aproveitar o tempo que você tem para aprender é um grande erro. Façam sempre o máximo para voltar o mais próximo do fluente.
Erros cometidos no intercâmbio
Estar sempre atrás do mais barato
Procurar um custo/benefício é melhor do que apenas optar pelo mais barato. Às vezes a escola mais barata não vai te dar o curso e o resultado que busca em seu intercâmbio. A acomodação mais barata pode ser muito distante.
Conviver apenas com brasileiros no seu intercâmbio
O principal erro é justamente conviver apenas com brasileiros. Conviver o mínimo com o idioma nativo é uma grande vantagem para aprender o novo idioma. Esteja com um grupo multicultural para que o idioma falado seja o que todos estão aprendendo.
Intercâmbio faz toda a diferença
Ao cometer esses erros e voltar para o Brasil sem ter aprendido o idioma e sem experiências vai dificultar seu futuro no mercado de trabalho, pois o intercâmbio ao invés de acrescentar no seu currículo vai mostrar que você não soube aproveitar uma oportunidade.
O que viver no intercâmbio fará toda a diferença, como oportunidade de conhecer pessoas do mundo todo e aprender sobre as diferenças culturais na prática. Além de desenvolver habilidades que são muito valorizadas pelo mercado de trabalho hoje em dia como criatividade, empatia, capacidade de resolver problemas, etc.
Gostou? Veja também mais dicas do que não fazer no seu intercâmbio.