Bom domingo seguidores do blog da NR Intercâmbio, estamos trazendo conteúdo em um formato diferente, moderno e fácil para vocês a partir desse post.
O Kito e o Cristofer gravaram um VLOG com a mais recente atualização sobre quais países estão aceitando estudantes estrangeiros, especificamente brasileiros, e de maneira breve explicamos nesse vídeo os detalhes de cada um.
Assista o vídeo completo ou leia um resumo logo abaixo com os pontos principais da nossa conversa e veja quais países estão aceitando estudantes estrangeiros.
Em quais países brasileiros podem estudar nesse momento?
Existem algumas possibilidades para estudantes brasileiros, alguns países são mais fáceis de entrar enquanto outros são mais difíceis, principalmente aqueles que fazem parte do G20.
Nessa nossa conversa focamos principalmente nos países de língua inglesa onde é possível fazer intercâmbio, desde os mais fáceis até alguns onde algumas regras acabam dificultando.
É fundamental lembrar que a pandemia não acabou, portanto não estamos aqui dizendo que está tudo bem. Mas em alguns países a situação está muito melhor, com bom controle de casos. Esse é o caso nos Estados Unidos, onde toda a população de 16 anos de idade para cima que quis ser vacinada já se imunizou. Além disso eles continuam fazendo uma campanha muito grande para que todos tenham vacina de altíssima qualidade.
Nessa semana nós recebemos a informação, de diversas escolas nos EUA, que os alunos brasileiros que forem realizar programa de High School poderão receber a vacina. Isso é uma excelente novidade.
Notícia recente
Outra notícia recente e ótima para estudantes é que, a partir do dia primeiro de agosto, estudantes que já tinham visto estão autorizados a entrar sem necessidade de quarenta. E ainda mais, quem está em processo de visto tem grandes chances de ter visto aprovado com o retorno dos atendimentos do consulado dos EUA no Brasil agora em maio.
Já os brasileiros que não pretendem ir aos EUA com visto de estudante ainda tem uma chance de entrada. Caso tenham visto de turismo válido podem realizar uma quarentena de 14 dias em outros países com fronteiras abertas. O país mais procurado para isso por brasileiros é o México.
Para quem pretende fazer isso, essa é uma oportunidade de fazer um curso de espanhol para aprimorar o idioma e melhorar a fluência, deixando de lado o tradicional “portunhol”..
Canadá - destino muito procurado
Outro país muito procurado por estudantes brasileiros é o Canadá. Nesse caso já é possível conseguir um visto e entrar, mas é difícil. Entrar no Canadá está ainda mais difícil do que nos Estados Unidos, com diversas regras para ingressar. Antes da pandemia, o visto americano servia para uma pessoa conseguir solicitar uma permissão eletronica de entrada no Canadá. Porém, para entrar no país agora, somente com visto canadense. O processo de visto para turismo está demorando de seis a oito meses (quase impossível), já para visto de estudante os prazos são menores variando entre 8 e 10 semanas geralmente.
Além do visto, para ir ao Canadá é necessário fazer teste PCR e realizar uma quarentena. Outro empecilho é que não existem vôos diretos, uma vez que a Air Canada única empresa que voa direto, está com vôos suspensos programados para voltar somente no dia primeiro de agosto.
Outras opções de países que estão aceitando estudantes
Se seu desejo é estudar na Irlanda, a regra atual para entrada no país contempla quarentena de 14 dias ficando em hotel e necessidade de PCR para viajar, com no mínimo 72 horas de antecedência. Caso você aceite esses termos, obviamente todas as despesas para ficar nesse hotel indicado pelo governo irlandês, são pagas pelo viajante. Também é necessário ter visto de estudante para os que desejam estudar e trabalhar e o processo não está rápido nem fácil.
Um dos países mais fáceis para brasileiros no momento é a África do Sul, um destino muito legal. Se você nunca pensou na África como opção, nós recomendamos, mas é importante saber que nesse momento a África também não está com a pandemia 100% controlada, na verdade longe disso. Contudo é um país que está de portas abertas sem grandes restrições, desde que você faça o PCR até 72 horas antes da viagem. E vale lembrar que a continua obrigatório apresentar o certificado internacional da vacina de febre amarela.
Por fim, as notícias não são animadoras para Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia, com inúmeras restrições, sendo praticamente impossível o ingresso de brasileiros nesse momento.
É isso, já dá pra começar a pensar em arrumar as malas, em breve tudo deve estar ainda melhor, mais simples e fácil.
Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp para saber se existem outros países estão aceitando estudantes estrangeiros.
Siga o nosso blog para mais atualizações e novidades e nossos canais nas redes sociais! @nrintercambio e @nroficial