Trabalhar e estudar no intercâmbio, é uma boa ideia? Quais serão os benefícios de trabalhar no exterior? Como conseguir um emprego, por onde começo? Quais são os cuidados que devo tomar?
Nesse texto falaremos sobre o trabalho e estudo durante seu intercâmbio, uma tarefa que não é fácil… porém uma experiência muito enriquecedora de aprendizado e será um grande diferencial para seu currículo no futuro.
Antes de começarmos a falar sobre esse assunto gostaria de ressaltar que não é permitido menores de 18 anos exercerem uma profissão, a menos que seja um trabalho voluntário, sendo essa uma experiência igualmente enriquecedora.
Trabalho e estudo no intercâmbio
Trabalhar e estudar no intercâmbio definitivamente é a melhor maneira de criar uma rotina em seu país anfitrião, quando exercemos uma função em um país desconhecido é mais fácil se sentir pertencente ao meio, vivemos em um espaço e a ele nos apegamos, surgindo assim a tão valorosa imersão cultural.
Vale dizer também (sem querer quebrar nenhuma expectativa) que é importante termos em mente que o seu primeiro emprego no exterior poderá não ser a profissão dos seus sonhos, porém independentemente das oportunidades aproveite-as!
Achar um emprego não é algo instantâneo, requer paciência, dedicação e um currículo traduzido para a língua local. Então… ao chegar no seu país destino TENHA PACIÊNCIA e faça sua parte, citarei neste texto algumas sugestões por onde começar.
Por onde começar?
Quais devem ser seus primeiros passos para conseguir um emprego durante seu intercâmbio?
Primeiro, traduza seu currículo e procure sites que conectam você a um possível contratante e mande simplesmente para Deus e o mundo! Sugiro que faça isso enquanto você ainda estiver no Brasil, não seria um sonho começar o seu intercâmbio já direcionado a um emprego?
Segundo, peça ajuda para a escola que estiver cursando no exterior, muitas das escolas que recebem intercambistas fazem WorkShops presenciais sobre como traduzir e montar seu currículo para que pareça mais atrativo para o mercado local, além de colocarem em pauta como se comportar durante uma entrevista, a escola oferece vários suportes para os intercambistas e lembre-se: toda ajuda é bem vinda.
Terceiro, (pode até parecer démodé, mas…) imprima seu currículo e entregue pessoalmente para estabelecimentos perto de sua residência, não seria ótimo trabalhar do lado de sua casa ou de sua escola? Aqui vai um conselho: toda tentativa é válida e por isso seja persistente!
Cuidados que devemos tomar
Para embarcar em um intercâmbio é necessário diversos documentos, e para trabalhar durante seu intercâmbio pode ser necessário outros documentos específicos, nós do NR aconselhamos a entrar em contato com o consulado do seu futuro país destino e pedir as informações sobre como emitir tais documentos (seja cidadania, visto estudantil ou de trabalho).
Ressalto que não são todos os países e nem todas profissões que solicitam cidadania, visto de estudante ou licença de trabalho. Alguns lugares aceitam o visto de Turista e te dá direito de trabalhar temporariamente (geralmente até 3 meses). Alguns desses países com sua maioria na América do Sul são: Argentina, Peru, Chile, Paraguai, Uruguai, Itália, Malta, Islândia, Emirados Árabes entre outros…
Mas já quando saímos da América do Sul e usamos como exemplo países da América do Norte ou Europa as documentações são mais rigorosas, o visto de trabalho, estudantil ou licença de trabalho (como o Stamp 1 na Irlanda) será requisitado logo no seu primeiro contato com o empregador. Então antes de sua partida verifique a possibilidade de emitir o visto de trabalho ou licença.
Preparado para essa experiência?
Com a maturidade vem as responsabilidades, adquirimos responsabilidade quando assumimos nossos pensamentos, nossas palavras e nossas ações. Quando se é jovem pensamos no nosso futuro e não vemos um cenário com clareza, sabemos apenas de nossas vontades e objetivos, e de tijolinho por tijolinho montamos nosso caminho para nos tornar aquilo que queremos ser.
E dessa forma finalizo meu texto, nós do NR estamos aqui para ajudar vocês a atingirem todos os seus objetivos para que os nossos queridos viajantes caminhem de degrau em degrau para alcançarem a virtude mais necessária da vida: a responsabilidade.